FHC, Impostos e Empresários

Por mais que eu tente não consigo lembrar com exatidão quando vi e ouvi o nosso então Presidente Fernando Henrique Cardoso, numa coletiva com a imprenssa, quando instado quanto a necessidade de se efetuar no nosso país uma reforma tributária, soltar a seguinte pérola:- "Acredito que deva ser feito alguma coisa quanto a tributação no pais porque hoje, se o empresário brasileiro pagar todos os impostos que deve, ele quebra!".
Aparentemente é uma frase boba porque todo mundo já sabe disso mas se fosse o Presidente americano ou o Primeiro Ministro inglês que tivesse dito isto, em público, com certeza se faria um processo de "impeachment" contra o dito cujo de maneira rápida e rasteira. O americano ou o inglês não conseguiriam entender como que um Presidente fala isso mas não faz nada, absolutamente nada, para mudar este estado de coisas. Quem não é daqui, ouvindo o que "Homem" disse, imaginaria que, no dia seguinte, uma mensagem seria mandada ao Congresso pelo Executivo reduzindo drasticamente os impostos para evitar que houvesse uma quebra generalizada de empresas. É de chorar de rir! Não aconteceu nada! Embora fosse verdade, o "Homem" disse isso apenas por dizer e nada mais. É triste.
Na realidade o nosso mui amado Presidente disse com todas as letras que os Empresários que ainda não quebraram é porque estão sonegando e os que quebraram foram burros em não fazer a mesma coisa porque, se tivessem feito, não teriam quebrado.
Fiquei perplexo quando vi isso na ocasião e tenhio certeza, caro leitor, que nesse momento você também está perplexo. Não, repetindo, pelo fato do nosso maior dignatário na época ter sido ingênuo, safado, politico matreiro (ou qualquer outrro adjetivo que você queira usar para definir o quadro) e nada ter acontecido com ele porque nós sabemos que muito pouco acontece com políticos no Brasil. O que me deixou perplexo foi o fato de NINGUÈM, absolutamente NINGUÈM, Imprenssa escrita, falada ou imaginada, Igreja, Associações Comerciais, CNBB (que sempre se mete no que não lhe diz respeito), OAB, CREA, CRA, Federação das Indústrias enfim, pelo menos um, tivesse se sentido indignado e ofendido com isso e bocado a "boca no trombone", pedido mais explicações, etc.
Não fizeram nada e eu não posso entender porque, era um prato cheio, noticias para, pelo menos 60 dias (já pensou o que o PT, como oposição na época (quando tinha o monopólio da honestidade) poderia ter feito com isso?). Posso imaginar no entanto que ninguem fez nada porque talvez todos tivessem os seus motivos e isso nos parece óbvio. Talvez, é uma hipótese, ninguém quizesse passar por ladrão ou por burro. Talvez, também é uma hipótese, acharam que ficando quietos poderiam se passar por bobos ou safados mas, caso abrissem a boca, correriam o risco de confirmar as suspeitas, e isto seria mais grave. Sei lá. Continuo perplexo até agora, já se vão quase 8 anos. Mas uma coisa me pergunto:- O que ocorre com os empresários hoje, depois que o Lula criou uma nova derrama aumentando os impostos, segundo o que se diz por aí, em taxas de mais de 15%? No momento temos mais empresários sonegando ou mais empresários burros? Sei lá, não sei.....

Categories: