Informações turbinadas.

        
        Existe uma máxima em administração que diz que: "Quem tiver informação terá o poder". Pois bem, talvez hoje em dias as coisas não sejam bem assim porque todos nós temos informações sobre tudo o tempo todo e o poder continua concentrado na mãos de poucos e, aqui no Brasil, nas mãos dos de sempre.

        Mas, deixando a política de lado, pode-se dizer que a frase ainda continua a fazer sentido porque, na realidade o "ter a informação" está empregado no sentido de obter a informação, entendê-la e dela saber tirar proveito e não simplesmente em "tê-la". 

        Olhando desta forma pode-se então dizer que, desde os tempos em que Maquiavel escreveu "O Príncipe" até hoje, o poder circula por quem sabe administrar o processo que citei acima e, com isso, conseguir o necessário para daí obter poder.  
        Hoje em dia as coisas são muito mais dificeis do que foram porque, com o advento da informática e o avanço das comunicações, as informações correm o mundo em segundos e, quem com isso pretende ter poder, terá que ser muito mais rápido e capaz do que foram as pessoas de então porque não é fácil analisar tudo que chega em nossas mãos diariamente.  

        O futuro na área de comunicações é impensável. O que se sabe é que as informações, a cada dia que passa, estarão disponíveis no mundo todo alguns poucos segundos depois do seu acontecimento (no tempo de Maquiavel as informações poderiam demorar anos para chegar). Isto assusta porque "reduz" o tamanho do mundo e, quase que literalmente, faz com que o tempo passe mais depressa.  Existem pessoas que acreditam que o tempo hoje passa mais depressa do que passava antes. Na realidade não passa mas nos parece que sim porque tudo acontece de forma muito rápida, atropelante e pior, com tendências a piorar.   

        Um exemplo do que digo é o site abaixo. Nos Estados Unidos foi criado um portal na Internet onde, bastando clicar num ponto que representa uma cidade no mapa, de forma imediata, vê-se em detalhes a primeira página do principal jornal daquela cidade. Olhe o poder de aceleração que isto tem e onde as coisas vão parar um dia, se é que vão.  

        Entre no site em http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/   e verifique. Cada bolinha laranja é uma cidade e a imagem ao lado direito é a primeira página do jornal daquela cidade. Clicando-se na cidade você terá a imagem do jornal em tamanho grande o que torna possível a leitura e, na parte superior da página aparece o link para você acessar o jornal integralmente. 

        Os viciados em notícia ficarão malucos diante de uma coisa como esta. 


Categories:

2 Responses so far.

  1. Entrei no site. Sensacional! Como você descobriu isso?
    Favoritei.
    Abraços,
    Rita Jakubovic

  2. Unknown says:

    Sim, o mundo até parece mais pequeno com o ritmo que as informações rolam, mas não será esta uma vantagem para enriquecer o conhecimento individual?

    Ao invés, também reconheço a grande desvantagem que é em haver menos tempo para desfrutar da informação recebida, só porque entretanto ela é actualizada por outra.