Proteção devida


Todos nós já ouvimos falar de dois grandes inimigos de qualquer aparelho eletrônico: O "Kurt Cirkuit" e o "Osmar Contact".

Estes dois inimigos agindo de forma conjunta ou em separado mas, quase sempre em conjunto, são gerados pela presença de poeira e de umidade existente no meio ambiente que, com o decorrer do tempo, são depositados nos componentes dos aparelhos causando problemas de mal funcionamento.

Tanto a poeira como a umidade podem gerar curtos circuitos (o fenômeno alemão Kurt Cirkuit) e mal contactos de plugs e conexões (o fenômeno Osmar Contact tão nosso conhecido).

O fenômeno "Osmar" é causado pela poeira quando ocorre depósito deste material entre dois metais que devem estar em contacto criando uma espécie de isolamento entre eles impedindo desta forma a passagem da corrente elétrica.

Este fenômeno pode também ser causado pela umidade pois esta, dada a sua constituição química, tem o poder de oxidar praticamente todos os metais gerando o mesmo efeito de isolamento entre de plugs e conexões.

O "alemão Kurt" por sua vez, pode ser gerado pela poeira e pela umidade quando estas agem diretamente sobre as placas eletrônicas. A água "in-natura" (H2O) não é condutora de eletricidade mas, uma vez poluida por elementos condutores, torna-se ela própria altamente condutora e portanto capaz de fazer com que a corrente elétrica siga por caminhos indesejados e cause curtos circuitos, queimando as placas eletrônicas e outros tipos de componentes expostos à ela.

A poeira que se deposita sobre as placas, dependendo da sua composição portanto, de acordo com o meio ambiente no qual o equipamento se encontra, também pode se tornar condutora eletricamentre falando e assim causar curtos circuitos "mortais" às suas vítimas.

É muito dificil atualmente nas cidades conseguirmos manter os nossos computadores afastados da poeira e da umidade. A poeira, na realidade é a poluição do ar, é cada vez maior em todas as cidades mundiais, tem tendência de crescimento e é causadora de uma série de malefícios aos quais podemos somar o funcionamento inadequado de equipamentos de forma geral, sendo talvez os aparelhos eletrôncios as suas principais vítimas.

Em cidades à beira mar o problema é maior ainda porque um grande oxidante (NaCl ou Cloreto de Cálcio, mais conhecido como Sal de Cozinha) é elemento presente no ar e, quando combinado com poeira e umidade, há uma enorme potencialização de seus efeitos maléficos.

Por outro lado os chamados computadores pessoais (notebooks, laptops, etc) tem uma fragilidade especial que é o fato do teclado ser acoplado diretamente sobre partes importantes deste tipo de computador e servir portanto, como porta de entrada tanto da poeira como da umidade além de outras coisas tais como restos de comida e líquidos derramados, que poderão ficar próximos ou muito próximos de elementos essenciais ao bom funcionamento do aparelho.

A industria vem tentando resolver o problema (algumas marcas já se preocuparam em criar uma certa blindagem entre o teclado e os demais componentes) mas nem sempre a solução resolve eficazmente a questão.

Esta semana tomei contacto com um produto que achei interessante. Passei a usá-lo e senti que a coisa tem futuro para evitar que o "kurt" e o "osmar" me criem problemas.

Trata-se de uma película de silicone transparente que você coloca sobre o teclado do micro.

Esta película adere ao conjunto vedando os espaços do teclado que permitem a entrada de poeira, umidade e de outros materiais de pequenas dimensões criando portanto, uma proteção segura do seu micro.

A pelicula é lavável, facilmente removível e tem uma textura agradável ao tacto que torna o ato de digitação bastante confortável. Deve ficar instalada de forma permanente pois também é util para evitar que, quando fechemos o computador, a tela encoste nas teclas e crie marcas indeléveis que podem inutilizá-la.

Depois que instalei o produto pude perceber o volume de coisas que caem sobre o teclado que antes eu não percebia além, é claro, dos efeitos maléficos sobre as teclas causados por suor nos dedos e outras "cositas mais".

Acho que o produto é muito útil e vai me fazer economizar dinheiro com consertos, com certeza.

Você pode encontrá-lo na net no endereço:- www.artemaria.com.br, no departamento "Utilidades".


3 Responses so far.

  1. Amigo Jeferson,

    Adorei a dica, vou experimentar.
    O grande problema no meu teclado e as “cositas mais”, dentre elas, as cinzas do cigarro.

    Beijos,

    Rita Jakubovic

  2. hummmmmmmm legal vou verificar meus teclados estão so o pô...esta de Kurt e Osmar foi muito boa...valeu...fuiiiiiiiiii

  3. jef tem um meme pra vc lá no rebloggando. bj.