Você gosta de música? Quem não gosta?

Todos nós gostamos de música, não é verdade? Todos nós, se pudéssemos, compraríamos as músicas que gostamos e teríamos a nossa discoteca organizadinha e de acesso fácil e rápido, mas, como sabemos, não dá para fazer isso porque, para a maioria de nós, falta grana.

O que fazer então se gostamos de música e queremos, de vez em quando (apenas de vez em quando) curtir os sons que gostamos? Bem, existem várias maneiras e, uma delas é usar a tecnologia de que dispomos que é a internet.

Todo mundo sabe que existe uma porrada de programas que baixam músicas e outras “cositas” mais da internet e, cá para nós, quase todos nós já os usamos, não é verdade? Quem não conhece Emule, Shareazza e outros? Eu conheço e você?

O problema destes programas é que as gravadoras, sentindo-se prejudicadas, fazem mil e umas coisas para derrubá-los que vai desde atitudes de ordem judicial (quando possível) até a de enviar arquivos com vírus, trojans e outros malwares para desacreditar o software e os seus parceiros então, usar estes programas é difícil e chato mas, mesmo assim, não é impossível baixar músicas da internet.

Eu já usei alguns deles e confesso que é um saco tanto pelas razões acima quanto pelo fato (pelo menos para mim) que não sou expert no assunto de músicas ou seja, eu sou ouvinte e não especialista e, portanto, quase sempre não encontro o que pretendo e o que encontro não pretendo.

Veja bem, se alguém pedir para você listar 1000 músicas que você gosta quantas você listaria? Seja honesto. Eu acho que muito poucas pessoas conseguiriam listar mais de 300 músicas então, dependendo daquilo que você conhece do assunto creio que você ficaria por ai também. Eu, confesso, não passei de 100. Eu sabia que existem mais de 100 músicas que gosto e que eu poderia listar mas eu não lembrava quais eram. Acontecia, por exemplo, de pensar: Eu gostava daquela, daquele filme, qual mesmo é o nome do filme? Puxa vida, eu lembro que era daquela atriz, qual mesmo é o nome da dela? Ica, tá difícil.

Isto não ocorre só comigo, eu sei mas, pode ser que não ocorra com você porque, de repente, você tem uma memória de elefante e, tem uma idade parecida com a minha e poderia facilmente lembrar de muito mais de 5.000 músicas, sei lá.

Não importa se sim ou se não, o que importa é que para muitas pessoas é muito difícil fazer esta relação e isto é um entrave para baixar músicas pela internet porque elas não sabem bem o que procurar e se decepcionam em tentar e tentar. Isto, como já disse, aconteceu comigo e eu acho que nesta canoa tem mais gente. Muito mais que a nossa vã filosofia possa imaginar.

Por esta razão criei este post e com ele posso informar que os seus dias de frustração no processo de obter músicas grátis na internet acabaram. Se você seguir o que digo adiante, você irá baixar músicas de forma rápida, segura e dentro da lei, até, é claro, onde a lei permite.

Não quero discutir aqui o que é certo ou errado quer sob o ponto de vista moral ou legal neste processo pois o mundo todo discute isso e até agora não existe uma certeza por parte de ninguém de qual caminho seguir. O que já se sabe de forma segura é que é necessário proteger o autor já que sem ele não existirá obra alguma, seja música, seja o que for. Se sabe também que a comercialização de músicas, filmes e livros irá mudar visceralmente por causa da ação da internet uma vez que ela praticamente extermina com os intermediários entre autores e consumidores.

Hoje você, como consumidor, pode baixar músicas, livros e filmes da internet sem pagar nada e, como autor, pode criar obras musicais, literárias e cinematográficas sem precisar depender de editoras, gravadoras ou de estúdios de cinema para virar um autor de sucesso apenas utilizando coisas encontradas na internet.

Chega de blá, blá, blá. Vamos ao que interessa. Quer baixar músicas de graça da internet e não sabe o que procurar? Se a tua resposta for sim, faça o seguinte:-

1 - Acesse o link http://songr.softonic.com.br/download. Neste endereço será possível você baixar o programa Songr. Baixe e instale o programa. É rápido e seguro. Carregue o programa e dê uma olhada nele. Percebeu? Este é um programa com o qual você poderá baixar músicas da internet. Não é um programa pesado como aqueles outros que dispõem de um monte de coisas as quais, mais da metade, não servem para nada principalmente, para quem quer apenas músicas e nada mais.

Para usar este programa basta você digitar no canto superior direito os dados da música que você quer baixar e pronto, ele localiza a(s) musica(s) pedidas e apresenta algumas alternativas à sua escolha. Se você não souber o nome da música coloque ali o que você souber, que ele tentará encontrar e mostrar para você definir o que quer.

2 - Agora acesse o link http://www.welkestijl.nl/index.php e veja o que tem lá. Este site tem uma relação de 1000 músicas as quais, segundo o seu autor, são as melhores músicas dos últimos 30 anos. Essa questão de melhor depende muito de quem escreveu a relação já que gosto não se discute mas, de qualquer forma, são 1000 músicas e isto, prá quem chegou em 100 na sua relação própria, é música pacas.

Muito bem, a partir de agora você tem uma relação de 1000 músicas que, tirando o exagero, cobrem os últimos 30 anos de música no mundo e tem uma programa rápido, eficiente e descomplicado para compor a sua discoteca. Quer mais que isso?

Se assim está bom, sugiro então que você faça o seguinte, como rotina de baixa, já que são 1000 músicas (1000 músicas não é mole. Demora tempo para ouvir todas então você terá que dispor de um método).

1 - Coloque nos favoritos do teu navegador o link do site que tem a relação de músicas.

2 - Quando for usar o micro inicie o navegador e acione o site da relação musical. Quando este site entra, imediatamente, ele começa tocar as musicas da relação desde o início mas, com o mouse, você pode adiantar ou retardar a ordem se for necessário.

3 - Carregue o programa Songr e deixe-o em stand by ou seja, quieto, parado mas, ativo.

4 - Enquanto você usa o micro para trabalhar (eu uso prá trabalhar) você continuará ouvindo as músicas da relação do site mesmo que você esteja fazendo outras coisas na internet. Você só não pode desligar o teu navegador. De repente, você ouve uma música que quer baixar. Você procede da seguinte forma:-

a - Para o que está fazendo;

b - Acessa o site de músicas para ver qual é o nome da música que está sendo executada;

c - Acessa o programa Songr e digita o nome da música no campo que se encontra na parte superior direta da tela e após, pressiona o ícone que se parece com uma pequena lupa logo abaixo do "X" da tela.

d - Se quiser ter certeza de que virá a exatamente a musica que está ouvindo, digite o nome do artista e o da música. Se digitar apenas o nome do artista virão todas as músicas encontradas dele e, se digitar apenas o nome da música, virão as gravações da música de todos os intérpretes encontrados. Qualquer forma é válida e objetiva. Eu digito o nome completo e acho pena que não seja possível "copiar" e "colar" do site de músicas diretamente para o Songr.

e - Escolha a alternativa desejada e pressione o botão direito do mouse para abrir um popup menu com três alternativas: Reproduzir, Baixar e Copiar link. Pressione “baixar “ e isto fará com que o Songr abra uma tela para seleção do local onde baixar o arquivo e pronto logo, logo a música estará na sua biblioteca.


5 - Finalmente informo que, ao sair do site de músicas, o sistema guarda o numero da música que você ouvia e, no dia seguinte, quando você entrar novamente no site ele irá começar por aquela música e não mais pelo começo da relação. Desta forma, caso você interrompa acidentalmente o navegador, não há problema porque o seu reinício o colocará novamente na trilha certa. Bom, não?

6 - Se você examinar a relação das musicas encontradas pelo Songr depois que você fez uma pesquisa qualquer, verá que existem informações que pretendem guiá-lo na escolha de qual sugestão baixar. Tenha em mente que, quanto maior a qualidade, maior o tamanho do arquivo a ser baixado. Eu sempre fico na faixa de 3.5 mb a 5 mb e sempre vem musicas de boa qualidade com arquivos de porte razoável. O Songr dá também a informação do grau de confiabilidade do arquivo a ser baixado. Eu não sei muito bem para que serve esta informação e, pelo sim pelo não, baixo o arquivo onde o índice de confiabilidade é maior. Nunca tive problemas com relação a isto.

Muito bem! Espero ter sido útil. Tenha bom proveito e, se quiser mixar as nossas bibliotecas entre e contacto ai pelos comentários.

Abraços

4 Responses so far.

  1. BLOGZOOM says:

    Jef, que saudades de voce. Acredite, ontem eu pensava em algumas pessoas, voce, por exemplo, que sorte ve-lo aqui. Agradeço sua dica. Eu costumo baixar musicas sim. E o meu gosto é infinito.... como sou amante de musica, o repertório é gigantesco, embora existam algumas prediletas.

    Veja que curioso este link do Youtube: canta o maravilhoso Phil Collins, homenageia o imortal M.Jackson e a musica é uma prenda para que tem fortes sentimentos pela vida: You'll Be In My Heart.

    Bjs

  2. Entendi direitinho! E sei bem de que problema de memorização você fala... Eu sou músico e musicomaníaco, meu arquivo já possui milhares de música... Não adianta! Para se ter um bom banco de música é preciso deixar o tempo correr e aos poucos tudo vai se encaixando... Contudo, achei interessante esse lance que tu disse do site que tem a tal lista de 1000 músicas, vou lá ver... Quanto a direitos autorais, sinto muito, mas, os artistas terão de encontrar outras formas de ganhar dinheiro, pois, vender fonogramas é coisa do passado. Ninguém mais paga por música e tá ótimo assim!

    Um abraço!

  3. JefCor says:

    Minha querida amiga
    É desnecessário dizer que a recíproca é verdadeira porque também eu sinto saudades das nossas conversas. Estibe meio fora do ar por um tempo e agora voltei um pouco, inclusive no DiHitt. Vamos ver até onde vou. Obrigado pela visita e pela sugestão, vou dar uma olhada e com certeza uma passadinha no teu cafofo.

  4. JefCor says:

    Caro Leo
    Obrigado pela chegada e pelo comment. Achei muita pretensão de alguém se julgar capaz de fazer uma relação de 1000 melhores músicas que cobririam os últimos 30 anos mas, de qualquer forma, como você disse que entendeu e que entendeu mesmo, são 1000 músicas que vão me ajudar a melhorar a minha discoteca.
    Concordo contigo, com o advento da internet será necessário criar uma nova forma dos autores ganharem dinheiro e, como vc disse, tb acho que está bom assim.