E se a Dilma, vencida pelo cancer, vier a falecer?


Dia destes numa conversa, eu e alguns amigos imaginamos a hipótese da Dilma falecer dentro de pouco tempo vencida pelo câncer que diz curado ou mesmo por outra causa qualquer, afinal de contas nós todos estamos sujeitos a isto.
O que faria o PT?
Aceitaria de bom grado que o Temer, vice oficial, assumisse a cadeira máxima da república com todas as suas benesses tais como cartão corporativo sem limites, emprego para os amigos, enriquecimento de parentes chegados e não chegados e "otras cositas más"?
Ou será que mostraria a sua face real de não democrata impedindo a assunção do Temer mesmo que a constituição indicasse isto?
Seria no mínimo cômico ver como o PT ficaria já que não pretende largar o osso por no mínimo 30 anos e, de repente, por uma fatalidade, perde a presidência e vê tudo ir por terra uma vez que, confiar no PMDB, nem pensar e com razão porque eu também não confiaria.
Acredito que entregar a presidência para o PMDB duvido que eles fizessem então, o que fariam?
Eu especulo que eles já pensaram nesta hipótese e já devem ter tomado as suas providências como por por exemplo ter um acordo já estabelecido onde o Temer renunciaria e então, segundo a Constituição, assumiria o presidente da Câmara dos Deputados que ainda não se sabe quem será na próxima legislatura mas, com quase toda a certeza, o ungido virá dos quadros do PT. Vamos ficar de olho para ver quem eles colocam. Aposto que será um medalhão dos seus quadros, tipo Palloci, talvez o próprio, se o Zé Dirceu deixar.
Por outro lado, ouvindo a Voz do Brasil hoje (sim eu ouço esta voz de vez em quando, é só fofoca mas, nem sempre é ruim) ouvi uma noticia que um deputado do DEM entrou com um projeto no Congresso para que a Constituição seja alterada no sentido de, caso o presidente morra no exercício do cargo, o vice assume mas, imediatamente, se faz nova eleição para eleger novo presidente.
A notícia não disse se o eleito terá o mandato completo ou se será apenas um mandato tampão mas isto não importa porque é uma safadeza, bem coisa de político que não tem o que fazer e fica inventando maneiras de fazer o país gastar sem necessidade já que uma eleição para presidente no Brasil não custa menos de 15 milhões de dólares e pior, desrespeita a vontade dos eleitores que votaram na chapa que venceu a eleição.
Qual é a razão disto? Para que serve o vice? Esta figura que tem alto salário, cartão corporativo para si e para a sua mulher, que faz parte do poder e que portanto custa uma fábula para nós, só assumirá o Governo caso haja impecheament do titular ou seja, praticamente nunca porque "impichar" alguém aqui é fato raro já que ocorreu apenas com o Collor aliás, nem ocorreu, ele renunciou antes.
Eu não sei se em caso de renúncia do presidente o vice assume ou não mas pelo que entendi, não e, se isto for assim mesmo, o vice não serve realmente para nada a não ser para fazer o país gastar mais com a máquina e passar por presidente quanto o titular viaja para fora do país.
Se este projeto passar e vai passar porque não é bom para o país, o PT estará seguro caso a Dilma venha a falecer, porque o Lula se candidataria, imagine que não, e voltaria ao poder sem precisar esperar 2014.
Não sei não mas nesta história existe o dedo do PT, mesmo que o deputado que "bolou" o projeto seja do DEM. Como se vê, político nenhum deixa pontas soltas.

One Response so far.

  1. Fabiano Machado says:

    Na verdade o vice serve para ficar no comando quando o Presidente se ausenta.
    .
    Também pode representar o Presidente em algumas cerimônias quando o Presidente não pode comparecer.
    .
    O Vice também fica na ausência do Presidente até novo pleito e também trata de informações importantes tanto quanto o Presidente.
    .
    Muitas vezes o Vice ajuda a democratizar o poder sendo membro de partido diferente do Presidente e dando sua opinião.
    .
    Alguém só daria falta do Vice se ele fosse removido.