Comício do PT em Curitiba


Em 01/08/2010 houve um comício do PT em Curitiba que foi um fracasso porque o paranaense de forma geral não é chegado no "partidão do povo" então não vota nos seus candidatos sendo uma exceção honrosa o senador Arns (pessoa altamente qualificada que foi eleito pelo PT mas, acordou e não é mais e agora está no PSDB como candidato a vice na chapa do Beto Richa) e a minúscula e fraca bancada da Câmara Federal que hoje é de 4 deputados e acho que agora deve cair para menos que isso.
Para se ter uma idéia eu conheço apenas 9 pessoas que votaram no Lula na última eleição. Duas são fanáticas, sempre votaram e sempre votarão no PT seja quem for o candidato. Uma votou por engano e algumas das outras seis dizem agora que votarão na Marina porque acham que a Dilma é fraca, mal intencionada e não tem condições de governar bem o Brasil. Eu argumento com eleas que foi o Lula que "inventou" a Dilma e que ela é exatamente igual ou menos ruim que ele mas elas não concordam. Acho que ainda acreditam que o "cara" é um santo, que não fez nada de errado, que não sabia de nada e que foi traído na questão do mensalão e nas outras centenas de escândalos e desvios que ocorreram no seu governo nos últimos 8 anos. Fazer o que? Cada um pensa o que quer. O problema porém é que, em política, todos sofremos as consequências da cegueira dos outros, mesmo que estes outros sejam a maioria.
Mas, voltemos ao comício de Curitiba. Compareceram a ele, segundo a Policia Militar, algo próximo de 7.000 pessoas (o que, cá entre nós e para Curitiba, já é muito) mas o PT diz que foram muito mais do que isso, algo proximo de 30.000 pessoas.
O que será que provocou esta divergência entre os dados oficiais e os que o PT usou para a justificar o sucesso do evento? Esta pergunta é dificil de responder porque seria necessário especular mas eu acredito que no episódio o PT mente e usou o velho processo marxista de "enevoar" a verdade como adiante se vê, para "provar" o que diz.
O PT precisava argumentar que o comício foi um sucesso e precisava "provar" isto. O que fez então? Publicou na internet e não sei mais aonde, uma foto da "Boca Maldita" em Curitiba, lugar do comício, e "mascarou" a foto a "lá Stalin ao contrário" ou seja, incluiu pessoas no evento aos invés de retirá-las como aquele fazia.

Veja o site do PT onde aparece a foto em


A imprensa paranense que não é boba nem nada botou a boca no trombone e a coisa pegou mal, inclusive para o candidato ao governo do PDT, aliado de última hora ao PT, que esteve no palanque juntamente com a candidata. Não sei bem o reflexo disto tudo dentro do PT nem sei se isto pode se configurar como crime eleitoral de qualquer forma, acho que o Lula terá que, mais uma vez, dizer que não sabia de nada, que não viu nada, só para variar.
Tantas pessoas por aqui se manifestaram sobre o episódio que não caberia citar todas neste post então, para ilustrar, cito o blog da Tuka Scaletti que fez um post irônico e bem ajustado sobre a questão, no blog


Existe também a circulação de um email que detalha a forma como a foto foi falsificada. Esta foto coloco abaixo para exame. Verifique você mesmo.



Se por acaso não ficou claro, por questão técnica, explico o que foi feito. Pegaram uma foto de um jogo do Brasil na copa, que eram exibidos no telão naquele local e a "mixaram" com uma foto de algum comício do PT, com bandeiras e tudo, fazendo os retoques necessários.
Ocorre que o designer, que não era um "ropiva", inverteu a foto de maneira que coisas escritas ficaram invertidas e os prédios da esquerda ficaram na direita e vice-versa. Aconteceu também que algumas bandeiras do fundo da imagem também estão invertidas mas as da frente não estão. A coisa foi grosseira, ofende a nossa inteligência e chega ser hilária para não dizer cafageste.
É este tipo de gente que foi colocado no governo do Brasil? É este tipo de gente que querem que continue lá.
Triste Brasil, você não merece.