Indios de bobos não têm nada

Recebi um email que detalha o Código de Ética adotados pelos índios norte americanos. Fiquei impressionado com o conteúdo daquilo que li e, não resistindo, resolvi fazer este post para compartilhar com as pessoas que passam por aqui.

As regras indígenas que citarei abaixo foram feitas pelo CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO do qual as tribos Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana) fazem parte e tem lá os seus direitos e obrigações conforme as leis que os governam.

Preste atenção no que irá ler porque trata-se de um tapa na cara de todos os povos brancos do mundo que se julgam superiores quando, na verdade e no que se trata de convivência entre seres humanos, aqueles índios que foram massacrados pelos monstros que invadiram as terras norte americanas, sabiam muito mais do que todos nós sabemos hoje.

Repare que o tapa na cara vai também para os nossos índios que, comparando com os índios lá de cima, ainda vivem na idade da pedra e que, para o azar deles, estão sendo aculturados por um povinho medíocre, ignorante, mal intencionado e egoista que chegou aqui em 1500 e está até hoje fazendo merda.

Infelizmente eu faço parte deste povo e sou como ele, devo reconhecer. O problema é que agora descobri que corro o risco de ser inferior, como pessoa, a um indio lá da matriz e isto traz a tona o velho complexo de inferioridade que sempre nos acomete quando nos comparamos com os povos de outras nações.

Pensar que somos culturalmente inferiores ao povo norte americano, ao euroupeu, ao japonês e a outros do mesmo quilate, doi mas, fazer o que, aceita-se. Agora, admitir a mesma coisa quando nos comparamos com os indios deles é demais. Doi prá caralho.

Leia o que abaixo coloco. Tenho certeza que você não irá acreditar que foi escrito por indios ignorantes mas, pode crer, foram sim.

Levante-se com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O GRANDE ESPÍRITO o escutará, se você ao menos, falar!


Seja TOLERANTE com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles reencontrem o caminho do Grande Espírito.


Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua! Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você!


Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os com o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.


Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunida-de, da natureza, ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu!


RESPEITE os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem os ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.


Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia nega-tiva que você colocar para fora no Universo, voltará multiplicada PARA VOCÊ !


Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados!


Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o OTIMISMO !


A NATUREZA não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família terrenal.


As CRIANÇAS são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que continuem CRESCENDO!


Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional e seu corpo Físico, todos necessi-tam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.


Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.


Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente obje-tos religiosos e sagrados. Isto é proibido.


Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.


Respeite outras crenças religiosas. Não force as suas crenças sobre os outros.


Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.


É claro que o papel aceita tudo, poderiam dizer alguns, o difícil é praticar este código. É verdade mas ter a sabedoria para escrever o que ali está colocado, tenha a certeza, não é para qualquer um e portanto, se há sabedoria para escrever, há para praticar também. O problema é que a cultura americana, talvez para esconder o genocídio que cometeram contra os indios deles, sempre nos inculcou na cabeça a idéia que os indios de lá eram bárbaros e violentos quando, na realidade eles estavam apenas defendendo o que lhes pertencia que estava sendo roubado pelo homem branco.

Os nossos índios, por sua vez, são bem a expressão do povo brasileiro. Se intitulam como "nações indígenas", brigaram para ter as suas terras, receberam e agora podem, eles mesmo, fazer acordos com estrangeiros e vender as riquezas que lá existem independente se vai prejudicar o meio ambiente ou não. O índio brasileiro não quer mais apito, agora ele quer camionete e celular blackberry.

O Governo Brasileiro por incompetencia, facilita para que as coisas aconteçam desta forma e continua criando reservas e mais reservas dando áreas do tamanho do Paraná para 300 ou 400 índios como fizeram com os ianomamis não vendo que, na realidade estamos entregando o nosso território para europeus e americanos e japoneses que nem precisam agir na surdina afinal o Brasil reconhece que os nossos índios são "nações", que tem o seu território reconhecido e que desta forma eles podem fechar os seus acordos com quem queiram. Sabendo disto eles fecham estes acordo e então vendem madeira, dão informações e condicões para que estrangeiros patenteem remédios e alimentos produzidos com as plantas daqui.

Realmente, o brasileiro é bonzinho para não dizer, burrinho e quando acordar poderá ser tarde isto se já não for. Isto sim é de doer.

Ou seja nós temos o governo que merecemos e temos também os indios que merecemos. Não é fácil. Seria cômico se não fosse trágico.


One Response so far.

  1. Salve, Jefcor,
    Vc me foi indicado pela requeri. Li seu texto sobre os índios e achei positivo e corajoso. Com referência aos ianomanis, vou lhe passar a url que trata exatamente deles, ou melhor, da inexistência deles. É muito bom. É preciso ficar de antena ligada com as"artimanhas" dos europeus e americanos.
    http://www.pnd.org.br/20080421-ianomani.htm
    Até +
    Delmanto
    www.blogdodelmanto.blogspot.com
    site:www.armandomoraesdelmanto.com.br